BARTHOLINITE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS


Ninguém gosta de sentir dores, mas quando esses incômodos acontecem bem na genitália, parece que os desconfortos dobram de intensidade. Seja uma infecção urinária, cisto ou qualquer inflamação na vulva, os sintomas são arrebatadores, ainda mais quando se referem à Bartholinite.

Bartholinite é a inflamação de uma glândula chamada Bartholin, localizada na parte interna da vagina, que serve para ajudar a mulher na lubrificação da região vaginal tanto no ato sexual como fora dele.

Quando a abertura do Bartholin entope, o líquido volta para dentro da glândula, formando um cisto de dor aguda.

Se o fluido for infeccioso, provoca uma grande quantidade de pus, que fica por dentro da mucosa da vagina como se fosse um furúnculo.

“A Barholinite pode ser ocasionada ainda por conta de uma doença sexualmente transmissível, como a gonorreia”, alerta o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho de São Paulo.

O incomodo é tão grande que a maioria das mulheres não consegue nem andar ou sentar. O meio mais correto para se diagnosticar o cisto de Barholin é durante o exame ginecológico. Através dele o médico pode dizer se é infeccioso ou não e qual a melhor maneira de tratar.

Não existe uma condição específica para o surgimento da Bartholinite. Mas é imprescindível manter uma boa higiene e usar proteção no ato sexual.

Os cuidados com o cisto irá depender do tamanho e sintoma. Para o cisto infectado, é necessário que o paciente faça a  drenagem da glândula.

Se depois disso o Bartholin tiver uma reincidência infecciosa, podera ser preciso alem de ingerir algum antibiótico, que será indicado pelo especialista, a realização de algum ato cirúrgico na glândula.

A marsupialização é outra opção. Ela faz uma abertura do cisto, deixando-o exposto e drenando. Isso proporciona um alívio se forem recorrentes as infecções.

A última opção é a realização de uma pequena cirurgia que irá remover por completo a glândula de Bartholin. Esse procedimento é pouco realizado, uma vez que o problema se resolve já na primeira tentativa na maioria das vezes.

 

Fonte- Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho

37 respostas a BARTHOLINITE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

  1. LUCIA HELENA FORTUNATO disse:

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER COMO FAZ PARA NÃO RETER LIQUIDO ? POR QUE NO PERIODO DA MAHÃ ESTOU SEMPRE INCHADA GOSTARIA DE MANTER CONTATO .

  2. Boa tarde Lucia
    O ideal seria você estar passando em uma avaliação conosco para chegarmos a um diagnostico correto e um tratamento adequado
    Estamos à disposição

    Clinica Integrada

  3. J & J disse:

    Hoje dia 26/09/12 decidir expor o meu problema. tenho 46 anos. Em mim, ficou inchado dos dois lados uma unica vez a 8 meses atras. A minha ginecologista falou q era bartholinite bilateral. Fiquei assustada, pois nunca tive nem corrimento. O q me encomoda foi q depois deste inchaco ficou um ODOR muito forte, principalmente quando eu e meu marido fazemos amor, e as vezes,( NAO quando estou fazendo amor), parece q fica dilatando o lado direito provocando umas fisgadas dororidas. Sou casada a 6 meses e meu marido reclama do cheiro forte, e eu fico muito envergonhada e minha alto estima cada vez mais baixa. Sei q ele tem razao, pois o odor e muito desagradavel. NAO SEI O QUE FAZER, pois fui ao ginecologista cirurgiao e ele disse q eu nao tenho bartholinite porq nao encontrou nenhum Cisto e esta tudo limpo por dentro da vagina. E o curioso, e que eu nao sou ressecada. Please, o q faco pra eleiminar este odor desagradavel?

  4. Andrea Aleixo Campos da Fonseca disse:

    Dr. Domingos, tenho esse problema de Bartholinite. No momento ele está voltando a surgir, sendo q ontem ele abriu e a secreção foi retirada. o que faço????

  5. Dr. Domingos disse:

    Precisamos examinar para ver a conduta correta.

    Estaremos à sua disposição

    Dr Domingos Mantelli

  6. monica disse:

    dr descobri que tenho um cisto naparede interna do meu canal vaginal,tenho pouca lubrificação na hora do ato sexual,mal cheiro e sinto dores na hora da relação. será que é caso de cirurgia? na minha familia tenho 03 casos de ca de utero

  7. Mariza disse:

    HÁ 4 MESES ATRÁS FIZ UMA DRENAGEM DE BARTHOLINITE E VOLTOU NOVAMENTE , MAS É PEQUENO . EU GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TRANSMITIR PARA MEU NAMORADO ?

  8. Nanda disse:

    Olá …. eu tive cisto de bartholin e fiz a cirurgia para retirada total da glândula vulvar.
    faz pouco tempo essa cirurgia, agora estou voltando minha vida sexual com meu namorado mais na primeira tentaiva por completo percebi que inchou um caroço duro estou muito preocupada porque na cirurgia estorou um vazinho de sangue que criou um edema grande de sangue que demorou 3 semanas para sumir, será pode ser esse edema voltando novamente? pois sinto as mesmas dores que quando surgiu o mesmo pode me responder Dr. o mais breve possivel.
    Obrigada

  9. Mara Lúcia de Souza disse:

    Estou há 4 dias com um caroço entre a virilha e a vagina O, que aumentou de tamanho nos 2 últimos dias. É uma dor insuportável, fica latejando o tempo todo. Não consigo colocar calça, sentar, levantar. Só alivia um pouco com agua quente.
    O que faço?

  10. cione tomaz Jradim disse:

    bom dia, Drº Domingo gostaria me ajudasse estou apavorada e não sei mais o que fazer estou com cisto bartholiniti já esta acontecendo quinta vez não aguento mais a primeira vez derrepende apareceu um caroço no lado da parede da vagina esquerdo que era o cisto dor dolorida vermelhidão, não tenho mal cheiro estive muita colica e nada passava, mesmo assim fiz drenagem e saiu muita pus,fiz tratamento antibiotica, a segunda vez dois meses depois apareceu mais cisto dois lado direito e esquerdo e fiz drenagem e tirou mais pus e tomei muito antibiotica durante o tratamento 10 dias,depois mais dois meses apareceu denovo mais cisto no lado direito mais drenagem e tratamento, e logo depois quase 1 mes mais cisto foi a pior coisa não aguentava mais mais drenagem mais tratamento e pela quarta vez fiz drenagem o medico fez ponto circulo aberto esse ponto custou cair mais d um mes desta não saiu mais pus era muita sangue, agora apareceu mais um cisto lado esquerdo esta me doento muito não posso ficar muito tempo sentada trabalho secretaria e auxiliar de administrativa,o q eu posso fazer desta vez?
    estou sofrendo deste mes de abril ano 2012 até nada nunca melhoro, já fui tres medico diferente um diz q sou obrigada fazer cirurgia para tirar a glandula e outro diz não precisa é só fazer drenagem e agora?

    • mary disse:

      amiga, eu tive esta doença por quase 10 anos que ia e voltava sempre umas duas vezes por mês, eu já não aguentava de tanta dor, mas graças a deus eu conheci uma junta medica na maternidade onde fiz cesariana, e eles me indicaram a retirada da glândula, já faz mais de 2 anos e o caroço nunca mais voltou assim como meu médico falou que não voltaria a nascer nunca mais, estou muito contente pois as dores que eu sentia não era brincadeira, hoje me considero curada.

  11. angelica nayara disse:

    Ola Dtr domingo,eu estou com a glandula bartholin pela segunda vez.. doi muito e eu estou gravida,quase ganhando bebe que esta para ser normal… esta enchado e eu nao sei o que fazer! me ajude por favor.

  12. Lorena disse:

    Boa tarde Dr Domingos, tenho o cisto há 6 anos, ele entope, cresce, fica enorme, é drenado, faço tratamento todinho, de 6 a 10 dias de antibiótico mais remédios pra cândida, e ele sempre volta! não aguento mais, já li que esse cisto só aparece 1 vez na vida de uma mulher normal e saudável, devo ser muito anormal pra ter durante tanto tempo!

  13. Cibele disse:

    Nunca havia ouvido falar dessa glândula de bhartolin, só descobri agora, que comecei a sentir dor e inchaço na região da vulva, perto da vagina. Já fui nas ginecologista que me receitou antibióticos e antiflamatorios mas até agora não resolveu nada. A dor está insuportável. Tem doispontos vermelhos e inflamados. O que devo fazer?

  14. bheatryz disse:

    eu tenho 16 anos e tirei minha virgindade faz treis semana ai começo a sai uma goga amarela e fedorenta ai quando foi ontem apareceu esse caroço e eu nao quero conta a minha mae e tenho medo de ir ao medico sera que eu pudia mim trata em casa mesmo e quais sao os remedios

  15. susy disse:

    eu estou com esse problema já faz um ano e sempre fica enchado e nunca estourou e ja está muito grande e encomoda bastante , o q eu faço ? o meu medico diz q nao precisa operar mas nao quero ficar com isso pq nao consigo nem ter mas relaçao pq está muito fechado e fica doendo depois e morro de vergonha .

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Entre em contato conosco, pelo telefone e agende uma consulta, para resolver esse problema da melhor maneira!

      • Gabriela disse:

        Olá. Estou com esse problema a mais ou menos duas semanas. Tenho 18 anos e aqui na minha cidade não possui um atendimento muito amplo para a saúde, muito menos para ginecologia. Estou muito preocupada. Se fosse para pagar um convênio, com certeza a consulta duraria mais ou menos 2 meses, até lá eu não iria aguentar de dor. Queria saber, se você tem algum tratamento para me indicar que eu possa fazer em casa!
        Obrigada.

  16. Nágila Noberto da Silva disse:

    Esses ultimos dias ,ha quase um atras trasei com 3 caras diferentes.Em horarios diferentes sem nenhum dos 3 saberem,pois bem.Em seguida passou a sair da minha vagina um mal cheiro ensuportavel.Não sei explicar bem. Mais me sinto um lixo.Toda hora tomo banho mais não tem jeito.O que eu faço?Me ajudem porfavor!

  17. Elizabeth Baptista disse:

    Eu tenho 54 anos estou com cisto bartholiniti, e a segunda vez que está vazando, a dor é insuportável. Aqui em Praia Grande esta muito complicada passar pelo ginicologista. Tenho a guia que o médico passou para faze à cirurgia dês 14/09/2012 até agora não me chamarão, pois eu estou ficando desesperada não estou conseguindo andar ou senta direito incomoda e dói de mais. Doutor já fui até o pronto socorro pois eles não pode me ajudar porque não tem ginicologista, gostaria que fizessem uma drenagem mas nem isso estou conseguindo. Não tenho dinheiro para pagar uma consulta particular e nem mesmo uma cirurgia.

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Você deve procura a secretaria publica de saúde do seu município para realização dos exames que estão atrasados.

  18. Dandara disse:

    Olá, faz mais de um mês que estou com um caroço entre a virilha e a vagina. Sinto que aumentou de tamanho de lá pra cá e sinto dor (não muito forte, mas incomoda) quando visto roupas apertadas. Já fui na ginecologista e ela solicitou um hemograma e ultrassonografia endovaginal, porém os resultados foram normais. Estou preocupada, pois o caroço está crescendo. O que devo fazer?

  19. anonimo disse:

    estou me relacionando a 4 meses com uma mulher e desdo começo eu sentia com o dedo que tem um carosinho pequeno mais durinho na parede da vagina a mais ou menos uns 4 cm da entrada. Nunca comentei com ela mais se for algo grave vou fala com ela. Ela nunca reclamou de dor nem desconforto. pra ajuda na resposta ela tem orgasmo rapido e muitos seguidos alem de ejacula muito.
    Grato

  20. Débora disse:

    Bom dia…
    A um mes estou sentindo uma dor na vagina no lado externo que fica latejando o dia inteiro
    ja marquei o medico ,mas estou preoculpada que sera isso,que doi tanto.
    se poder me adiantar oque e vou ficar mas tranquila.

    obrigada
    Débora

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde,

      Não podemos adiantar nada sem exames clínicos para realmente saber o que esta acontecendo!
      Com o exames em mãos o seu médico, passara o tratamento correto. Qualquer coisa pode entra em contato conosco pelo telefone 5093-1008!

  21. EU TIVE ESSA GLANDULA DE BARTHOLIN ,SOFRI DURANTE 4 ANOS FIQUEI COM MEDO DE IR AO GINECOLOGISTA PENSSANDO QUE ERA UMA DOENCA SERIA?ATE UM DIA QUE TOMEI CORAGEM E FUI AO MEDICO E DESCOBRI QUE ERA GLANDULA DE BARTHOLIN.FIZ A CIRUGIA RETIREI POR COMPLETA E HOJE TENHO UMA VIDA NORMAL ?

  22. Gabriela disse:

    Boa noite vcs atendem no domingo?Gostaria d marcar um horario urgente obrigada

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Bom dia!

      Você pode estar ligando nesses telefones para marca uma consulta: 5093-4205 / 5093-1008

      Estamos localizado no Brooklin – São Paulo – Rua Barão do Triunfo, 88
      11° – Conj. 1101

  23. bruna disse:

    ola dr. Acho que to com bartholinite nao esta muito inchado mas doi quando ando as vezes quando sento.. E essa noite saiu sangue desse local e agora tabem.. O que pode ser isso?

  24. Eliane disse:

    Boa tarde!
    Descobri que tenho dois cistos de Batholin, durante o exame ginecológico de rotina ha 02 anos. Estive conversando com uma colega de trabalho que disse que a remoção cirurgica é bem dolorida. No pós operatório usa bolsa de gelo e tem corrido por quase um mês. Me deixou bem assustada…..
    O pior é que estou sentindo os cistos incomodarem é como se o elástico da calçinha estivesse apertando. Fico com medo de infeccionar, dizem que quando infecciona, não conseguimos sentar, andar….
    O que devo fazer?

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Bom dia.

      Você deve procurar um ginecologista de sua confiança para realização de novos exames e procedimentos, ele ira analisar o seu caso de acordo com o seu sintomas.
      Se precisar de mais informações, entre em nosso site ou ligue para 5093-1008.

      Obrigado!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>