ULTRASSOM 3D E 4D! O QUE SÃO E QUANDO FAZER

  • 3

Não existe nada mais prazeroso e esperado para uma mãe do que o exame de ultrassonografia. É através dele que os médicos e familiares descobrem qual o sexo do bebê e sabem seexistem sinais de alguma doença ou malformação do feto.

O ultrassom serve para visualizar as estruturas internas  do corpo. Com o avanço dessa ferramenta agora é possível fazer avaliações mais detalhadas.

Essa técnica tem como objetivo diagnosticar, por imagens, possíveis modificações internas que podem atingir os músculos, as articulações, vasos sanguíneos,  orgaos, entre outros.

A ultrassonogafia em 3D permite ver o bebê em três dimensões. Isso significa ter uma visão mais realista, no entanto, o método é estático como numa fotografia.

Já o ultrassom em 4D trás a mesma realidade, porém são detectados os movimentos dentro da barriga da mãe.

Em ambos é possível  ver a anatomia do corpo do bebe em tempo real. Assim os pais podem conhecer os traços do filho antes mesmo de ele nascer. Dá para ver os olhinhos, nariz, boca e até arriscar se ele se parece mais com o pai ou com a mãe.

O que difere essas técnicas do ultrassom comum é a forma com que o parelho dividirá e mostrará as imagens obtidas, pois no tradicional conseguimos ver somente os ossinhos e órgãos internos do bebê. Nos demais, percebermos a camada de pele que cobre o feto.

As fotos são captadas de modo convencional, depois cortadas em um sensor apropriado que iráreconstruí-las e transforma-las em 3D e 4D.

“Os exames demoram o mesmo tempo de um ultrassom normal. Não existe diferença na execução dos procedimentos. A reprodução utilizada por esses instrumentos são de alta qualidade e para adquirir fotografias ainda melhores é bom à mamãe tomar bastante água antes de fazer o exame”, diz o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Apesar disso, existem alguns fatores que não favorecem a análise desses ultrassons:

- Não é possível ver o rosto e o sexo do bebê se ele estiver numa posição ruim, como estar voltado para as costas da mãe;

- O líquido amniótico as vezes ode dificultar algumas imagens se ele estiver mais opaco, mais esbranquiçado

Os exames 3D e 4D podem ser feitos em qualquer fase da gestação, porém as imagens quase perfeitas só aparecem a partir de 26 e 29 semanas quando a criança ganhará um pouco mais de tecido e formação óssea.

As medidas também são feitas dentro do período gestacional.

Depois disso, logo após a trigésima primeira semana, vai ficando cada vez mais difícil fazer essa visualização porque o útero torna-se apertado e acaba perdendo espaço.

 

Fonte- Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho

3 respostas a ULTRASSOM 3D E 4D! O QUE SÃO E QUANDO FAZER

  1. ALDA MARIA DE ANDRADE disse:

    Essas informações são de extrema necessidade e importancia, principalmente para quem não tem nenhum conhecimento das doenças e de como prevenir-se contra seu surgimento.

  2. luana disse:

    Ola boa noite! gostaria de informacoes de valores para o ultrassom 4D estou com 30 semanas e tenho medido medico.
    data para marcarmos..

    aguardo ctt Luana

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde!

      Não realizamos ultrassom, temos convênio com outras clínica que realizam esse procedimento. Para maiores informações ligue 5093-1008.

      Obrigado

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>