COITO INTERROMPIDO PODE ENGRAVIDAR?

  • 1


Um dos métodos contraceptivos mais antigos, o coito interrompido é a ação, na qual durante a relação sexual, o pênis é retirado da vagina antes da ejaculação. Por ser prático, o método é bastante difundido entre os casais, porém, não é sinônimo de proteção completa já que a eficiência da técnica depende do autocontrole do homem. Além disso, não elimina os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

Estudos apontam que a principal causa da falha do método do coito interrompido é a falta do autocontrole de quem o utiliza. “Antes da ejaculação, ocorre o que chamamos de fluído de cowper, uma espécie de pré-ejaculação. Se o homem não for completamente controlado, pode resultar no depósito de sêmen na vulva, que pode facilmente migrar para o sistema reprodutivo feminino”, explica o médico ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Fato é que o assunto divide opiniões. Alguns médicos vêem o coito interrompido como um método ineficiente. Em contrapartida, alguns estudos apontam que mesmo sem tanta exatidão na hora de tirar o pênis, as chances de uma gravidez são bem remotas.

Ainda assim, são válidas algumas dicas que minimizam ainda mais o risco de uma gravidez indesejada. Urinar entre as ejaculações é uma delas. A urina limpa qualquer resíduo de esperma alojado na uretra. Lavar as mãos e o pênis entre uma relação e outra também são indicados.

Até hoje não foram constatados casos de gravidez do uso do Coito Interrompido aliado a outros métodos contraceptivos, como pro exemplo, as injeções anticoncepcionais e os adesivos. Esses procedimentos transformam a parede da vagina em um ambiente inapropriado para a sobrevivência do espermatozóide, portanto, mesmo o sêmen do líquido pré-ejaculado morre facilmente, impossibilitando a fecundação.

 

Fonte- Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho

Uma resposta a COITO INTERROMPIDO PODE ENGRAVIDAR?

  1. Roseli disse:

    Tive uma relação com o tal do coito interrompido, estava em periodo fertil, Meu parceiro ejaculou 3 vezes mas em nenhuma vez urinou, costumo ser muito regulada mas dessa vez estou a dois dias atrasada!!! aiaiai!!! só hoje pesquisei sobre o assunto nao sabia da necessidade de urinar!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>