SUCOS: DESCUBRA AS CALORIAS E OS SEUS BENEFÍCIOS


Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revelou que o consumo de frutas aumentou no Brasil.

De acordo com a pesquisa, a família brasileira consome, em média, 33,50 quilos de frutas por mês. As frutas mais procuradas são as bananas e laranjas.  Mas ainda assim os dados veiculados não são satisfatórios. De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos brasileiros ainda não consomem as doses de frutas, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, que é de 400 gramas diárias.

Outros estudos recentes ligam a ingestão de frutas à beleza da pele. Como o publicado recentemente no jornal online Plos One, que mostra que o consumo diário de frutas garante um aspecto saudável para pele.

Se você não tem o hábito e comer frutas, pode abusar dos sucos e receber os benefícios que esses alimentos podem proporcionar.

Para não correr o risco de exagerar nas calorias, a médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia, Dra. Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada, preparou uma lista com as qualidades de cada suco.

As frutas mais recomendadas para sucos são: morango, maçã, melão, limão, melancia, laranja, abacaxi, pêra, uva, acerola, maracujá e manga além de muitos outros que contribuem para a saúde cardiovascular, ajudam na pressão arterial, melhora a saúde a cada dia e nos ajudar a dormir bem melhor, proporcionando mais energia e ampliam nossa capacidade.

Abacaxi– Um copo de suco de 200 ml possui 53 calorias. O suco combina vitamina A e complexo B e C, a que fazem bem ao sistema imunológico, auxilia na boa circulação sanguínea, além de fazer bem para a pele e olhos. O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.

Abacate – Possui grandes doses de vitamina E, que é uma mão na roda contra o envelhecimento precoce. A metade da fruta, referente a uma porção de 200g contém 324 calorias.

Mexerica – Pouco calórica, a fruta auxilia no funcionamento do intestino por ser rica em fibras. A unidade possui cerca de 50 calorias.

Morango – Rico em vitamina C, o morango é uma ótima opção antioxidante, com propriedades que combatem o envelhecimento. Ele é rico em potássio e ferro, que são bons para o fortalecimento do sangue. (240ml = 52kcal)

Limão- Excelente na limpeza do organismo, já que libera as toxinas do corpo. Uma unidade de limão contém 12 calorias. (240ml = 61 kcal)

Maracujá- Com apenas 24 calorias, um copo de suco de maracujá é calmante, eficiente para dores de cabeça, dente, pois tem propriedades antiinflamatórias.

Suco de Maçã
Famoso pelo seu poder rejuvenescedor, contém grande quantidade de antioxidantes. Além disso, o suco contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. (240 ml = 154 kcal)

Suco de Pêra
Contém vitamina B1 (tiamina, importante parte do complexo B), que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. Ainda mais que a maçã, a pêra é excelente fonte de pectina, que ajuda na digestão e na limpeza das toxinas do organismo. (200ml = 120kcal)

Suco de Uva
Rico em potássio, que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e ajuda a diminuir o colesterol. Fonte de ferro, estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e ajuda na eliminação do ácido úrico do organismo. Se o suco de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão. (200ml = 146Kcal)

Suco de laranja: é ótimo e tem grande quantidade de vitamina C. Otimo para aumentar a imunidade e ajudar a combater a gripe de maneira natural. (240ml = 140 calorias)

Suco de laranja batido com couve: ajuda a combater a anemia, devido à presença de ferro e vitamina C (que ajuda o organismo absorver o ferro).

Suco de maçã com couve e cenoura
Ótima fonte de vitamina A, rica em beta caroteno! Age como antioxidante e além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais.

Essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo.

(bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200 ml de água. Coe e sirva). Em média 110kcal.

Suco de água de coco com pepino
Para aqueles que ainda não se acostumaram com a ideia de misturar frutas e verduras, comece com esta opção mais simples! Mistura apenas o pepino, composto basicamente por água, com água de coco, formando um suco rico em fibras e potássio – e o melhor: com pouquíssimas calorias

Suco de alto poder diurético, pois ambos os ingredientes ativam as vias urinárias, eliminando mais facilmente as toxinas do corpo. (bata no liquidificador 1 pepino e 200 ml de água de coco. Coe e sirva). Em média = 50kcal

Suco de abacaxi, maçã com casca e uma colher de sopa de gengibre - Poderoso e diurético elimina as toxinas do corpo. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a eficiência do gengibre contra enjoos e náuseas. (100g de abacaxi + 1 maça = 135kcal)

Suco de maçã com cenoura – Auxilia na dieta e na digestão fazendo com que a gordura deixe seu corpo com rapidez, ainda pode ser acrescentada em seu suco a beterraba que ajuda a circular o sangue, estimula a saciedade e inibe a fome, o suco deverá ser tomado na hora em que foi feito; se passar algum tempo ele perderá a capacidade de benefícios. (Em media 120 kcal)

Suco de cenoura com beterraba – Energética e poderosa, essa receita é capaz de trazer vários benefícios à sua saúde! A cenoura combate os níveis de colesterol ruim, atua como um antioxidante natural devido ao betacaroteno e diminui o cansaço, enquanto a beterraba desintoxica o fígado.(4 cenouras e 1 beterraba = 160 kcal)

Suco de couve com cenoura, gengibre, pepino e laranja lima- Rico em vitamina C, betacaroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.

(bata no liquidificador 1 cenoura, 2 dedos de raiz de gengibre, 1 pepino, 1 folha de couve manteiga e suco de 1 laranja lima. Coe e sirva). 120kcal

Sucos que ajudam a desinchar e acelerar o metabolismo. Feitos com ingredientes desintoxicantes e que estimulam o trabalho do intestino. O ideal é que você tome pelo menos três copos por dia:

- Suco de maçã e abacaxi – Bata 1/2 maçã com casca, 1 fatia de abacaxi, 1 rodela de gengibre e 200 ml de água. (130 kcal)

- Suco de uva com água de coco – Bata 1 copo de água de coco, 12 uvas sem semente, 1/2 limão espremido e gelo (100kcal).

- Suco de laranja e ameixa – Bata o suco de 2 laranjas-pera, 1 laranja-lima, 3 ameixas secas sem caroço e 100 ml de água. (210 kcal)

Fonte- Médica Pós-Graduada em Endocrinologia e Metabologia, Dra. Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada

10 respostas a SUCOS: DESCUBRA AS CALORIAS E OS SEUS BENEFÍCIOS

  1. Bruna samara disse:

    Amei as dicas eu não sou amante de sucos mas após uma bateria de exames a médica me recomendou a adotar uma vida mais saudavel e eu confesso que no começo foi bem dificil mais já estou me acostumando, após ler o artigo aqui descrito irei por em prática tudo que aprendi, e assim viver mais e melhor, parabéns a todos responsaveis pelo site.

  2. Andava a pesquisar através Net já a diversas horas, já vi tantos blogues,
    porém o seu foi o que gosto mais

  3. Leny Lilian disse:

    Gente, adorei o site, muitas dicas, receitas e o conhecimento das propriedades das frutas e vegetais, vale a pena fazer uso dos sucos, eu consegui ver resultado de um dia para o outro, passei o dia anterior tomando muito suco, vários sabores, e no outro dia amanheci tão leve, desinchada e o melhor, meu intestino funcionou sem sofrimentos, fantástico, quer tiver acesso a essa página, leve a sério o que ler, pois funciona mesmo! Obrigada!

  4. Rosilene Souza disse:

    Trabalho com crianças de 0 a 6 anos, e sempre tento explicar o pq de tomarem suco, um pouco difícil convencer alguns. essa lista no meu mural veio acalhar .
    Obrigada ,
    Um forte abraço.

  5. amei as dicas vai mem ajundar bastante.

  6. amei as dicas vai mem ajundar bastante pois precisos muitos dessas dicas para minha fillha tem uma boa alimentação pois ela esta desnutrinda.

  7. jacif santo disse:

    otimos comentarios gosto muitos e passo pra outras pessoas tbm bjs

  8. Gostaria de saber de um suco que sira para quem tem diverticulite.

  9. Estava procurando os beneficios do maracuja quando encontrei essa materia maravilhosa dessa médica, amei ja estava dando uma parada nos refrigerantes,procurando tomar suco mais natural possivel, depois do que li, agora vou agregalos em meu dia-dia preciso ter uma alimentação, mais saudavel. obrigada por ter pessoas abençoadas por Deus como essa Doutora, passo com especialista em Endocrinologia metabologia mais não me falam nada sobre…. Adoreiiiiiiiiiiiiiiii….

  10. layanne disse:

    oi sempre faço o suco de laranja abacaxi e morango tudo junto eu congelo as frutas depois bato tudo no congelador
    gostaria de saber as propiedades desse suco

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