FALTA DE LIBIDO E CANSAÇO NOS HOMENS: DESCUBRA COMO TRATAR


Muitas vezes, a falta de desejo sexual nos homens é atribuída aos problemas de disfunção erétil. Porém, o fato de o paciente enfrentar dificuldade em conseguir uma ereção, não significa necessariamente que ele tem impulsão sexual baixa. “Mas a dificuldade em ter uma ereção pode desencadear problemas da autoestima, depressão e, consequentemente, perda da libido”, alerta a endocrinologista e metabologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada.

O percentual de homens com disfunção erétil no Brasil, segundo pesquisas, só tende a aumentar e mostra que cerca que 10% dos brasileiros apresentam este sintoma. Já na Europa, esta porcentagem cresce para 30%, e nos EUA estima-se que haja 40 milhões de pessoas em casamentos assexuados (que fazem sexo menos de 10 vezes por ano). As causas deste aumento são principalmente devido ao envelhecimento da população e ao estilo de vida estressante levado atualmente. Podemos citar como fatores de risco gravíssimos para os homens, a hipertensão arterial, a diabetes, a aterosclerose e a obesidade.

A depressão, alterações genéticas hereditárias, insuficiência renal e hepática, distúrbios da tireoide e hipófise também fazem parte das doenças que cursam com a diminuição da libido.

Podemos dizer que basicamente o que provoca a falta de libido no homem é primeiramente o desequilíbrio hormonal (ou andropausa/ distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) e que pode cursar com perda parcial ou ate mesmo total do desejo sexual, juntamente com a perda dos pensamentos ligados ao sexo e disfunção erétil.  Secundariamente, o bloqueio da libido esta ligado a problemas emocionais, seguido pela causa relacionada ao uso de medicações contra depressão e ansiedade.

Uma vida sexual regular faz bem para a sua saúde, mas também satisfaz as necessidades da intimidade emocional, física e sexual; e por este motivo é tão importante procurar um profissional qualificado para lhe orientar sobre suas possíveis alterações físicas e/ou hormonais.

Em homens com mais de 50 anos, o problema pode estar relacionado ao envelhecimento.  Afinal, com o aumento da idade, é natural a ocorrência de episódios de baixa libido. No entanto, se o problema for detectado em homens jovens e/ou com idade abaixo dos 50 anos, é fundamental buscar tratamento clínico. Além disso, vale ficar atento aos fatores que podem levar à falta de libido:

  • Alcoolismo: continua sendo o maior vilão, pois pode causar impotência nos homens;
  • Consumo regular de substâncias estimulantes como cocaína;
  • Obesidade: pode levar a problemas de saúde e interferir diminuindo o desejo sexual;
  • Distúrbios hormonais que podem provocar flutuações no desejo sexual masculinos;
  • Sedentarismo: a inatividade física contribuiu para picos de estresse e cansaço mental;
  • Medicamentos e tratamentos relacionados com reprodução podem resultar em falta de desejo sexual nos homens;
  • Baixos níveis de testosterona também podem diminuir a libido;
  • Estresse e carga excessiva de trabalho que levam à exaustão também são inimigos da saúde podendo interferir na libido.

É importante a avaliação de um especialista que irá indicar o melhor tratamento. Se a falta de desejo sexual está ligada a problemas psicológicos como depressão e falta de autoestima, o aconselhamento pode ser essencial. Em casos físicos, o diagnóstico correto irá rastrear o motivo dessa diminuição podendo identificar desajustes hormonais, problemas nos testículos ou na próstata e indicando o tratamento mais eficaz.

 Fonte- Carolina Mantelli Borges, Endocrinologista e Metabologista da Clínica de Especialidades Integrada.

 

35 respostas a FALTA DE LIBIDO E CANSAÇO NOS HOMENS: DESCUBRA COMO TRATAR

  1. JCLQ disse:

    Execelente, textos claros, objetivo einteligíveis. Muito Bom. (Barriguinha e Disfunção). Obrigado

    • Dra Carolina Mantelli disse:

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! O intuito é exatamente este; esclarecer certos assuntos de forma simples, clara e objetiva! Qualquer duvida estarei à disposição.
      Att,
      Dra Carolina.

      • Davi disse:

        Olá tenho 19 anos, faço atividade física aos desde meus 15 anos pratico academia e faço arte marcial, tenho uma vida regrada a uma boa alimentação e ultimamente detectei uma baixa no meu libido o que poderia ser isso vendo meu estilo de vida??

  2. Alexandre disse:

    Boa tarde, Dra. Carolina

    Há dois meses atrás digamos que era uma pessoa normal, ao me deitar e levantar não era mais, ao acordar parecia que meu corpo havia desligado a libido, mesmo vendo filmes ou tentando estimulações e mesmo assim nada de acontecer, fui em Urologistas que pediu uma série de exames de hormonios e não foi encontrado nenhum problema ou alterações, mas até o momento presente continua na mesma, hora ereção mas não prolongada ou não acontece nada, e uma semana do ocorrido havia passado um estress muito forte no trabalho.

    Gostaria de saber se há alguma explicação para isso, se tem mais algum outros exames que deve fazer, sou fumante mas não consumo bebida alcoolicas.

    Desde já agradeço.

  3. Dra Carolina disse:

    Bom dia Alexandre, tudo bem??
    Quando se trata de falta de libido, cada caso é um caso bem particular!! O que se encaixa para uns, nem sempre se encaixa para outros! Existem inumeras possibilidades hormonais e psicológicas inclusive!! Teriamos que analisar seu caso com cuidado e maiores detalhes para chegar a uma conclusao e poder lhe ajudar!!
    Att,
    Dra Carolina.

  4. Renan disse:

    Olá dr tenho 19 anos sou casado e possuo dificuldades com relação a prática sexual , possuo ereções constante, mas ao ato mesmo não me interesso muito , não sei se pode ser algum distúrbio ou problemas hormonais .
    se vc puder me dar alguma orientação fico grato .
    abraços Renan .

    • Dra Carolina Mantelli disse:

      Olá Renan… Obrigada pela participação em nosso Blog!! Para lhe ajudar seria necessário saber de mais detalhes sobre sua historia e sem duvidas realizar exames hormonais para uma investigação mais completa!! Qualquer duvida estarei à disposição no Consultorio!!
      Att,
      Dra Carolina

  5. Luiz Carlos disse:

    Bom dia!

    tenho 27 anos, estou passando por uma situação desagradavél, a mais ou menos um mes dormi uma pessoa e acordei outra não conseguindo alcançar a ereção, a anos atraz venho percebendo uma caida no desempenho sexual de 100% para 70%, meu penis ficava ereto mais não aquele 100% e assim 80%, a um mês não consigo ter relação com minha parceira, ele me estimulo de motão e o penis quando não fica ereto fica de uma forma que não tem como penetrar. estou muito preocupado, pois é uma situação dificil ainda mais para jovem como eu, o que fazer? o que pode ser? eu fui no urologista e o mesmo passou uma serie de exames que estarei apresentando no inicio do ano e me passo viagra para tomar 50mg.

  6. Roberto disse:

    Boa tarde, DR CAROLINA, eu tenho 40 Anos, sempre tive uma boa vida sexual com minha conpanheira, mesmo assim diariamente tinha necessidade de me basturbar, meu semen sempre foi grosso, porem logo apos eu ter completado 40 anos, ele ficou incolor, agora o espaçamento entre uma ereção e outra ficou mais longe, Isto pode dizer que estou infertil, pois estou com uma nova relação e um de nossos objetivo é de constutuir familha, preciso de sua ajuda OBRIGADA.

    • Fernanda disse:

      Olá Roberto, tudo bem!
      Obrigada pelo contato…
      Existem algumas alterações hormonais naturais da faixa etária do homem, porém os sintomas variam muito de pessoa para pessoa!! Teríamos que avaliar seu caso mais de perto, saber alguns detalhes, pedir alguns exames… E so assim poderia lhe afirmar se existe alguma alteração ou nao! Quanto a coloração de seu esperma, nao se preocupe… Isso nao quer dizer que esta infertil. Pode haver mesmo pequenas variações na coloração e consistência do esperma, sem que isso signifique algum problema de saúde. Se você se masturba com maior frequência, o esperma tende a sair mesmo mais líquido e transparente.
      Att,
      Dra Carolina Mantelli Borges

  7. Di disse:

    Ola, estou casada a 4 meses, meu marido tem 32 anos e ja tem uns dois meses q ele n tem vontade de ter relaçao, ele diz que nao tem cabeça pra isso, e nós nos damos muito bem, só que quando vamos p cama ele n consegue nem se mover,não tem açao e nem reaçao o que nós podemos fazer? Obrigada!!

    • Fernanda disse:

      Olá Diana, tudo bem??
      Obrigada pelo contato querida!!
      Infelizmente tenho pouquíssimas informacoes sobre seu caso!! Certamente iria necessitar de algo muito mais detalhado para saber quais sao e se existem “pontos de estrangulamento” no relacionamento de vocês! Sem duvida, pediria alguns exames para observarmos se existe alguma causa hormonal que esta levando a esta situação!! E principalmente se existe alguma causa psicológica, subconsciente, onde certamente podemos fazer algo para ajuda-los!! É importante lembrar que o dialogo entre o casal tem importância FUNDAMENTAL e insubstituível. Tente conversar com seu parceiro de uma maneira natural e amigável!! Sem cobranças. As vezes o problema pode ser a simples falta de um dialogo aberto! Caso ja tenha tentado, aconselharia alguns exames para começar. Estarei a disposição se precisar! Vocês certamente serão muito bem vindos em nossa clinica!
      Att,
      Dra Carolina Mantelli Borges

  8. Jone Braga Rodrigues disse:

    Olá Dra Carolina, meu nome é rodrigues e tenho 44 anos e 119kg, sou bariátrico a 04 anos, não sou fumante, mas bebo cerveja durante a semana em média 02 por dia.
    Meu problema, é que de uns 10 meses p/ cá, não sinto vontade de transar com minha noiva, e quando transamos, minha ereção é meia bomba, não dura muito e logo ejaculo pouco e ralo e na segunda vez mesmo eu sendo oralmente acariciado, meu pênis fica emborrachado e não potente, olho para minha noiva nua ou de calcinha, e não sinto tesão e mesmo olhando mulheres na rua, eu gosto do que vejo, mas não sinto desejo e mesmo se eu abraçar uma mulher por traz, não fico erétil. não sei o que faço, minha autoestima já está se arrastando devido a esse problema. em agosto mais ou menos, minha taxa de testosterona, segundo a análise de um médico de outras especialidade, estava normal!!! gostaria muito que me ajudasse, e se possível me consultar com a Dra. moro no Rio de Janeiro
    desde já agradeço a atenção.

    • Fernanda disse:

      Olá Jone, tudo bem?
      Obrigada por ter entrado em contato!
      Primeiramente devemos lembrar que cada caso é individual, e nao existem regras exatas a serem seguidas em um determinado problema! Pelo o que escreveu, creio que em primeiro lugar seria necessário realizarmos alguns exames gerais e hormonais para observarmos se existe alguma alteração!! Caso exista, certamente iremos tratar adequadamente!! É relativamente comum a queda das taxas hormonais após os 40 anos!! Mas como disse, cada caso é muito particular!! Com certeza, usaria algumas técnicas para ajuda-lo em sua alto estima, perda de peso e auto conhecimento para descobrirmos juntos aonde esta e se ha algum conflito em seu psicológico!! (O que conta demais tratando-se de libido).
      Fica difícil lhe ajudar somente por aqui e sem saber mais detalhes sobre seu caso. Caso tenha a oportunidade de vir a Sao Paulo, com certeza eu e minha equipe estaremos prontos a ajuda-lo da melhor maneira! Sera um prazer.
      Espero ter ajudado…
      Att,
      Dra Carolina Mantelli Borges

  9. sergio roberto dos santos disse:

    Dr: carolina eu tenho 48 anos . de um dois mesês pra cá eu estou com ploblema de de ereção tenho pressão alta e tomo remedios como losartana,atenolol,e monocordil sempre tive uma vida ativa sexual com minha esposa como relatei a dois meses estou sem apetite sexual e isso está atrapalhando minha vida pois minha esposa está ficando zangada comigo ! não bebo ,não fumo estou com 98 kg já estive com 110 kg devido minha doença arterial eu me trato com uma cardiologista em um posto de saúde em meu municipio , sendo acompanhado de dois em dois meses por ela mas estava com vergonha de tocar nesse assunto, será que a sr pode me orientar estou com intolerancia a glicose somente foi o que deu em meus exame de sangue. um forte abraço Sergio Roberto

    • Dra Carolina Mantelli disse:

      Olá Sérgio … Obrigada pela participação em nosso Blog!! Para lhe ajudar seria necessário saber de mais detalhes sobre sua historia e sem duvidas realizar exames gerais e hormonais para uma investigação mais completa!! Qualquer duvida estarei à disposição no Consultorio!! Sera um prazer ajuda-lo!!
      Att,
      Dra Carolina

  10. Helio disse:

    Boa tarde Dra.

    Estou com 59 anos, e ate ha pouco tempo atraz, tinha uma otima perfomance com a parceira.
    Passo por um momento de gde turbulencia na vida, profissional, afetiva, onde perdi uma pessoa que amava muito, e tbem familiar, .
    Mesmo depois de tudo isto, sai com uma antiga parceira, mas não conseguia me concentrar, ..qdo tinha uma boa eresão, a preocupação em perde-la, fazia com que acontecesse, uma das duas coisas….ejacular precossemente,ou a perda da eresão.
    Será que um dia voltarei a ser o que era?,,,ainda sofro muito com a perda da parceira que me completava, e fico com medo e inseguro de conhecer novas parceiras.
    Gostaria muito de saber de sua opinião.

    • Dra Carolina Mantelli disse:

      Olá Hélio … Obrigada pela participação em nosso Blog!! Para lhe ajudar seria necessário saber de mais detalhes sobre sua historia e sem duvidas realizar exames gerais e hormonais para uma investigação mais completa!! Pelo o que relatou, sua historia é delicada, envolve emocional e outros cuidados para que eu possa entender melhor o que sente! Qualquer duvida estarei à disposição no Consultorio!! Sera um prazer ajuda-lo!!
      Att,
      Dra Carolina

  11. Marcelo disse:

    Dra tenho 20 anos e não sinto mais aquela vontade de ter relação sexual… ( to Com Isso Preso Na Cabeça, pode ser problema Emocional já que não tiro isso da Cabeça? ) Qual seria o melhor tratamento para mimm !

    • Dra Carolina Mantelli disse:

      Olá Marcelo … Obrigada pela participação em nosso Blog!! Para lhe ajudar seria necessário saber de mais detalhes sobre sua historia e sem duvidas realizar exames gerais e hormonais para uma investigação mais completa!! Qualquer duvida estarei à disposição no Consultorio!! Sera um prazer ajuda-lo!!
      Att,
      Dra Carolina

  12. jose martins disse:

    Olá Doutora Carolina ! Gostria que me esclarece-se o seguinte: Tive uma grande infeção na prostata 9,9, o urologista receitou-me o COMBODARTE 0,5/0,4mg cápsulas, durante 180 dias, acontece que com este medicamento deixei de ter desejo sexual e passei a ter disfunção eretil. esclareça-me se estes efeitos são normais neste medicamento e se quando deixar de o tomar tudo voltara ao normal. Estou muito preoucpado e gostaria de ter a sua ajuda.
    Agurdo sua resposta, e desejo-lhe muitas felicidades e sucesso.
    Respeitosos cumprimentos

  13. diego disse:

    Olá Dra Carolina eu fiço tratamento com minoçidil durante tres anos, e tbm fiço tratamento com finasterida por 11 meses, ai eu sofri efeitos colaterais com o uso do minoçidil , deu baixa libido diminuição no espermatozóide eu demorava mais ou menos uma hora a uma hora e meia para ejacua mas eu nem sabia q era por causa do minoçidil, a continuei usando,, ai começei a tomar finasterida tomei fina durante 11 meses ai começei a ter efeitos colaterais com a finasterida eu começei a notar esses efeitos com 9 meses de uso da fina, deixei de ter desejo sexual e passei a ter disfunção eretil. ai parei de tomar finasterida e de usar minocidil tbm.. ja se passaro um ano q parei ,, voltei a ter desejo sexual normal ,, mas a minha libido esta bem pouca e rala e aquozo sera q demora para limpar o organismo ja faz um ano q parei de usar esses medicamentos ,, sera q vai voltar normal?
    o q devo fazer?
    aguardo respostas ate+++++++++++…

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Diego,
      Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

  14. diego disse:

    Olá Doutora Carolina ! eu fiço tratamento tres anos com minoçidil para queda de cabelo, mas eu nem sabia q este remédio poderia me causar baixa libido eu estranhei por que antes de usar este medicamento minoçidil eu era normal,, ai com o passar do tempo fui percebendo q minha libido estava baixa muito pouco e aquoso e tbm eu demorava uma hora para ejacua, ai se passaro dois anos eu fazendo tratamento com minoçidil eu nem sabia q esses efeitos era por causa do minoçidil e continuei usando este medicamento pois naum queria ficar careca, ai fui na demartologista e ela me receitou o finasterida e continuar com o minoçidil e mais um champu, ai continuei com esse tratamento por mais um ano ai com 9 meses de tratamento com minoçidil e finasterida começei a ter disfunção eretil ai fiquei muito procupado e pesquizei na internéti sobre o finasterida e vi relatos de pessoas falando q o finasterida poderia causar todos esses esses efeitos colaterais ai suspendi todos esses medicamentos naum faço mas tratamento com nada prefiro ficar careca,, ai votarão normal hoje tenho apetite sexual bastante naum to mais com impotencia o unico problema q eu to é com minha libido q ta pouca e aquoso e ja faz um ano q parei com o tratamento, o q devo fazer para voltar normal???? sera q o minoçidil ainda naum saiu tudo do organismo demora mais tempo do q o finasterida porque eu usei minoçidil durante 3 anos e o finasterida foi um ano só… Aguardo respostas obrigado…..

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Diego,
      Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

  15. Eduardo disse:

    Ola DRA. Tenho 42 anos e casado hà 16 anos,eu e minha esposa sempre fomos muito ativos sexualmente do tipo de ir a motéis pelo menos a cada 2 meses, tenho um forte desejo e tesao por ela,mas de uns 2 meses pra ca sinto que minha ereçao diminui as vzs qdo estamos transando e outras nem chegam ao fim pque minha ereçao some.e outra coisa é que fazermos sexo logo que acordamos tem sido dificil pque meu penis esta super-rigido,porém começamos a nos acariciar mas na hora H,nao vai,porém as vzs tbem conseguimos transar mais de uma vz na mesma noite.isto tem algum indicio de problema comigo?obrigado.

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Eduardo,
      Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

  16. cidinha disse:

    Doutora ,estou muito preocupada com o meu marido, estavamos transando e ele alem de não ejacular, seu penis ficava ereto e logo acabava a ereção, ficamos tentando por horas e acontecia a mesma coisa , desistimos porque ele não mais teve paciencia, será que isso é impotência sexual, com apenas 46 aninhos…

  17. sandra disse:

    olá, gostaria de saber uma informação?
    O meu marido à cerca de um mês quando temos relações eu noto que não tem saido esperma, ele diz-me que tem prazer mas que não sabe o que se está a passar.
    Ele toma medicamentos para a diabetes, colesterol e trigliceridos mas já toma à algum tempo será que são esses medicamentos que está a provocar este problema, estou muito preocupada e não sei o que fazer
    Gostaria de vossa ajuda

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Sandra,
      Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

  18. EPSJ disse:

    Moro em outro país há 2 anos e trabalho em uma danceteria sexta e sábados à noite e por 2 vezes quando tentei transar com duas meninas no banheiro feminino na balada brochei literalmente, não consegui fazer nada aquilo acabou comigo, claro que trabalhando num lugar desses é inevitável que vc acabe bebendo algo com álcool. Estudo demais e não sou muito de beber, e também não sou totalmente sedentário e estou um pouco acima do peso, última semana fui transar com uma brasileira e o meu pênis nem com muitas tentativas deu alguma reação, praticamente nulo. O que sinto agora é uma tremenda baixa estima, estou pra baixo e triste. Tenho 32 anos costumava me masturbar todos os dias à noite e diminui ambém nos red bulls que vinha tomando. Não sei o que faço estou muito mau e venho estudando sobre a libído para entender um pouco mais sobre o assunto, mas estou meio perdido por moro em outro país e essa situação está me deixando cada vez mais pra baixo. Desde já agradeço.

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Emerson, Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

  19. silvia disse:

    Boa tarde Doutora e Parabéns pelo trabalho, bom nosso caso e bem parecido como vários relatados na pagina, meu marido tem 37 anos e não consegue sentir tesão, nem vontade de ter relação sexual,isso não e só comigo, ele esta um pouco acima do peso e não aceita seu corpo, também tem muito dificuldade em falar no assunto fica muito deprimido. Por favor gostaria de saber qual medico temos que procurar, seria um urologista ? por favor nós ajude e uma situação muito difícil, não moramos em São Paulo.

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Boa tarde.

      Silvia, Procure seu medico Endocrinologista para realização de exames preventivos e maiores esclarecimentos sobre seu caso em particular”!! Obrigada

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>