QUELÓIDE NA CICATRIZ DA CESÁRIA: DESCUBRA COMO TRATAR


A gravidez é o bem maior da vida. Cada dia é um aprendizado, uma emoção. Aos poucos a barriga cresce e indica que daqui a algum tempo a mãe vai receber o seu melhor presente, e hoje em dia é fácil escolher de qual maneira essas mães pretendem ganhar seus filhos.

Algumas optam por fazerem parto normal. Já outras preferem parto cesariano. Todas as mães que escolherem a cesariana devem ter cuidados durante o período de cicatrização da cirurgia que demora em torno de 10 a 14 dias para fechar. Porém o processo de cicatrização completa da cesárea dura cerca de 12 a 18 meses. As complicações na cesárea podem surgir com o excesso de esforço físico.

Algumas mulheres podem até desenvolver quelóides no processo de cicatrização, alerta Carlos Bautzer, Cirurgião Plástico da Clínica de Especialidades Integrada. “Quando a pele é cortada ou ferida, as células se multiplicam para preencher a área atingida, o problema é que às vezes essas células continuam se multiplicando mesmo quando a cavidade já está preenchida, por isso são formadas as quelóides”, diz Carlos.

As quelóides aparecem na cicatriz da cesárea se a mãe tiver disponibilidade genética ou se passar por fatores que agravem o processo de cicatrização. De qualquer maneira, é melhor tomar cuidado.

Não se deve mexer em nenhuma cicatriz antes dos seis meses em que ela foi feita. Os curativos da cirurgia precisam ser feitos constantemente.

Segue algumas dicas para o tratamento das quelóides:

  • Tratamento com substância corticoide é aplicada uma vez por mês;
  • Infiltração de hidrocortisona, evitar o nascimento de outras quelóides;
  • Congelamento com nitrogênio líquido. A aparência diminui, mas o paciente precisa tomar cuidado para que a pele não fique manchada;
  • Tratamento a laser;
  • Cremes, pomadas como: contractubex;
  • Antes e depois dos tratamentos é importante não pegar sol;
  • Massagens frequentes também ajudam nos resultados;

Cerca de 70% das mulheres conseguem melhorar, pelo menos, a aparência das quelóides. Mas como cada corpo irá reagir aos tratamentos. Só em 30% dos casos o retorno não foi o esperado. No entanto, o doutor Carlos explica que em algumas pessoas não é possível eliminar por completo as quelóides devido à tendência ao surgimento delas.


Fonte- Cirurgião Plástico Carlos Bautzer, da Clínica de Especialidades Integrada

26 respostas a QUELÓIDE NA CICATRIZ DA CESÁRIA: DESCUBRA COMO TRATAR

  1. fiz uma plastica no nariz tive de tira cartilage debaixo do peito fiqui com queilode um pouco grossa

  2. patricia borges dos santos disse:

    boa noite eu tenho queloide e um pouco grande eu gostaria de sabe o que eu devo facer e uma cezaria

  3. ana lucia bragança de soúza disse:

    eu tenho gue guelóide eu já fiz a mais voutol que pór que não feis a infritação ai voltol que devo fazé me ajude eu moró em belém devó farzé de novo e continuhá fazendo enfiltração sim ou não esperó résposta ok

    • Fernanda disse:

      O melhor tratamento para quelóide é a retirada da cicatriz e realizar o tratamento chamado Betaterapia, procure um Cirurgião Plástico na sua cidade para que ele possa orientá-la.

      Att:

      Dr Carlos Bautzer

    • GILDA disse:

      EU TIVE O MEU PRIMEIRO FILHO HA 13 ANOS E FOI CESARIANA,E EU NAO TIVE QUELÓIDE MAS NA SEGUNDA GRAVIDES QUE TAMBEM FOI CESARIANA QUE FAZ 1 ANO ESTA CRECENDO QUELÓIDE ,MAS EU ESTOU USANDO CICATRICURE GEL ,SERA QUE VAI ADIANTAR!!

      • Dr.(a) Responde! disse:

        Bom dia.

        A cicatriz Queloidiana, pode ocorrer em qualquer momento de nossa vida. Isso explica você não ter tido o Quelóide na primeira gestação, como você esta notando o crescimento a medicação não ira fazer efeito.
        Existe vários tratamento para a Quelóide. Merque uma consulta para saber o melhor para você.

        Obrigado.
        att,

  4. Erick Torres disse:

    oi sou erick tbm tenho queloide,no meu braço direito acho que por causa de uma injecçao mal alicada presciso sabe mas sobre isso tem como me passa um tratamento ficarei muito grato espero que possao me ajuda obrigado!

  5. carla disse:

    bom dia amigos a quase um mes a tras eu estava muito triste por que depois de quase 3 mes sail um queloide bem no meio da minha cesaria mesmo usando um gel muito caro chamado kelo cote ainda sal essa queloide mim desesperei mais logo procurei minha dermat ela iria comerca uma infiltrasao mais eu primeiro consuteil um medico dos medicos pedir para ele mim curar pois ele e especialista em nao deixar cicatris ele sua tecnica e muito rapida sem nem uma dor e o mais emportante ele nao cobra nada entao para honra e gloria do seu santo nome venho aqui vos falar que hoje nao tenho mais nada nada nem se quer uma marca em pouco tempo jesus de nasare mim curo esso so e pra quem crer eu crir nele e hoje esto sem essa praga que nao mim deixava nem eu mim olhar no espelho fiquem com deus

  6. Gislene disse:

    Quero fazer uma plastica no nariz,mas tenho queloide numa cirurgia de vesicula,ha o risco de ter queloide apos cirurgia?

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Há pequeno risco, mas você deve marca uma consulta para esclarecimento quanto a abordagem do nariz, que pode ser feita com uma micro-incisão.

  7. Ariel Hernandes Marques disse:

    Tirando os motivos genéticos que causam a Quelóide, quais outros fatores podem provocar este problema???

  8. oi sofri um acidente tem praticamente um mês e 26 dias,tive vários cortes na perna esquerda,e desenvolveu uns Quelóide ,mas não está muito grande será se eu usar pomada como Imiquimod ou contractubex. ajuda minimizar o Quelóide?

  9. oi não sabia que eu tinha esse tal Quelóide,fiquei sabendo quando sofri acidente. pretendo ter um filho,e dai eu preciso iniciar o tratamento logo depois do parto ou na hora do parto?

  10. KELLY DIAS disse:

    Fiz uma cesária há 2 anos e 8 meses. E tenho uma queloide enooorme, muito alta e grossa mesmo! E tenho impressão de que ela continua crescendo isso pode? Por já ter se passado esse tempo todo há possibilidade de tratar com pomada? Tenho intenção de engravidar novamente, então nesse caso gostaria de não fazer nenhum procedimento cirúrgico antes. Mas posso usar algum medicamento? vai adiantar?

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Bom dia.

      DR. Carlos Bautzer, Sim, a cicatriz não para de crescer. Provavelmente o uso de pomada não vai adiantar. Caso você queira uma avaliação mais pormenorizada marque uma consulta.

      Obrigado.

  11. francelina disse:

    fiz uma cesariana mais fiquei mto triste pq ela fico feia e mto grosa fico cheia de quelóide na cesariana eu gostaria de sabe como eu faço pra elimina as quelóides da minha cesariana?

  12. patricia disse:

    ola eu tenho queloide a minha ainda doi .Eu fiz ja tem 1ano e 6meses a cesaria.a que eu faz so.

  13. larissa disse:

    olá…qria tirar uma duvida faz 10 meses q fiz uma cesarea,e fiquei com queloides,ficou feia…qria saber se ainda tem soluçaõ????

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Bom dia.

      O tratamento da Queloide, definitivo é sua remoção cirúrgica com betaterapia. Para maiores informações entre em contato conosco.

  14. Ana Paula Thomaz Ribeiro disse:

    Bom dia,
    Minha cesariana virou uma enorme cicatriz, descobri a algum tempo que é uma queloide de estagio avançado, mas ela inflama em alguns lugares dela e doí muito, mas tive opinião de dois médicos que me disseram que não vai adiantar remove-la, ela vai voltar melhor, e ouvi de um terceiro medico que sim posso tirar e reduzir muito o risco de voltar com sessão de radio terapia, estou muito confusa e preocupada me em comoda muito esta cicatriz, porque doí e me constrange com meu marido pois ficou muito feia e grande, poderia me dar uma opinião ajuda, peço socorro.
    Muito obrigado pela atenção e fico no aguardo de um retorno.

    • Dr.(a) Responde! disse:

      Bom dia.

      O Quelóide, por definição é uma cicatriz que não para de crescer. Seu tratamento definitivo, dependendo do estagio é sua remoção cirúrgica e betaterapia como complemento. O sucesso esta em torno de 85%. Caso queria maiores entra em contato conosco.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>